quimica
Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve porque há uma dissociação de átomos em íons com carga elétrica positiva (cátion) e negativa (ânion). Estas substâncias são chamadas de eletrólitos e ocorre uma migração de cátions e íons na solução dos eletrólitos.
Para classificarmos o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólito devemos levar em consideração a concentração, o grau de ionização, a natureza do solvente. Dessa forma podemos dividir em solução eletrolíticas e não eletrolítica, segundo sua capacidade de conduzir ou não eletricidade.
O processo em que os íons são liberados no líquido é chamado de dissociação. Conforme a maior ou menor capacidade de condução de eletricidade da solução, os eletrólitos podem ser classificados em eletrólitos fracos e fortes.
Eletrólito forte é uma substância que está completamente ionizada em solução. Suas soluções conduzem eletricidade melhor que o solvente puro. Os eletrólitos são oferecidos normalmente por substâncias iônicas. Ex: :::::: NaCl <===> Na+ + Cl-
Eletrólito fraco é uma substância molecular que está parcialmente ionizada em solução, ou seja, possui íons livres na solução, assim como possui moléculas, que caracteriza a solução pela pouca condutividade elétrica. O eletrólito fraco e os íons ficam em equilibrio com moléculas não dissociadas. Ex: :::::: CH3COOH <===> CH3COO- + H+.
Eletrólito potencial é aquele eletrólito que não apresenta íons , ou seja, é constituido por unidades estruturais denominadas moléculas. Os íons são formados pela adição de um solvente polar como, por exemplo,água.
HCN( aquoso ) <===> H+( aquoso ) + CN-( aquoso )
Eletrólito intrínseco é o eletrólito que já apresenta íons, porém, fortemente ligados formando um conjunto iônico sólido e cristalino. Os íons são liberados por fusão ou por adição de um solvente polar.
NaCl( fundido ) <===> Na+( fundido ) + Cl-( fundido )
NaCl( aquoso ) <===>