Prática de Ensino de Ed.Física nas Escolas
Aspectos culturais
O enfoque cultural, a Proposta SE/CENP (1992), afirma que a adolescência pode ser entendida como um período determinado pela cultura e pelo contexto sócio - cultural.
Em todas as culturas, entretanto, a adolescência é uma fase revestida de grande expectativa que varia de cultura para cultura. Essa expectativa, pode ser resumida no tipo de adulto que a sociedade deseja criar, ( SE/ CENP; 1992:19). A sociedade rural por exemplo valoriza o trabalho no campo. Assim sendo, espera que a criança abrevie sua infância e volte o seu interesse para a lavoura, trabalho de plantações desde a mais tenra idade.
Características do adolescente
Muitos adolescentes tem uma visão idealizada sobre a vida, bem como pelas relações humanas.
A partir do pensamento formal, da imaginação e dos valores idealmente construídos por ele, o aluno critica seus pais, professores, e como extensão, a sociedade e seus valores vendo – os como representantes de um mundo viciado, cheio de erros. “o adolescente é um ser pensante é intelectual, mas nem sempre usa isso para seu beneficio”
O sucesso e o prestigio social que possa está também associado ao adequado e aceitável desempenho nas atividades motoras.
Entretanto, o interesse pela atividade física pode ser mais significativo no rapaz que na moça. Por isso, essa deve ser encorajada à pratica da atividade física para que mantenha– se apta e saudável.
EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCIPLINA OU ATIVIDADE?
1 A Educação Física, mesmo sendo uma disciplina do currículo escolar, ainda é percebida por muitos como atividade.
2 Segundo KOLYNIAK(2000), um dos motivos para esta indefinição são os problemas específicos como, por exemplo a ausência de um corpo teórico próprio que seja referência para toda categoria profissional.
3 GRUPPI(1998), afirma que as aulas de Educação Física perdem o significado no ensino médio, pois se não são percebidas pelos alunos como