provas
Ana Martins
Ana Silva
Ana Vitor
André Bianchetti
Asaf Nogueira
Brian Araújo
Eduarda Carvalho
Eduardo Amaral
Felipe Lima
Guilherme Dário
Lucas Vieira
Nalbert Travesani
Pedro Henrique Carminati
Pedro Henrique Pereira
Raul Guedes
Victor Abreu
Victória Pires
Roberta Silva
Esther
Jeferson
Mumuru - A Estrela dos Lagos
Maraí, uma jovem e bela índia, muito amava a natureza. Passava seus dias a brincar perto do lago, tornando-se a companheira e melhor amiga dos peixes, das aves e dos outros animais. À noite, ficava a contemplar a chegada da Lua e das estrelas.
Nasceu-lhe, então, um forte desejo de tornar-se também uma estrela. Perguntou ao pai como surgiam aqueles pontinhos brilhantes no céu e, com grande alegria, veio a saber que Jacy, a Lua, ouvia os desejos das moças e, ao se esconder atrás das montanhas, transformava-as em estrelas. A partir desse instante, todas as noites Maraí esperava pela Lua, suplicando que a levasse para o céu, bem no alto. Muitos dias se passaram sem que a jovem realizasse seu sonho. Resolveu então aguardar a chegada da Lua junto aos peixes do lago. Assim que esta apareceu, Maraí encantou-se com sua imagem refletida na água, sendo atraída para dentro do lago, de onde não mais voltou.
A pedido dos peixes, pássaros e outros animais, Maraí não foi levada para o céu. Jacy transformou-a numa bela planta, ganhando o nome de Mumuru, a vitória-régia. Ela vive nos lagos e rios da Amazônia. Sua flor se abre sempre à meia-noite e tem o formato de uma estrela. Assim, a linda jovem tornou-se a rainha da noite, a estrela dos lagos, a enfeitar ainda mais a natureza com sua beleza e seu perfume.
Trabalhando o texto
Agora que você leu o texto, responda às próximas questões.
1- Quem era Maraí? Vale 0,5