Provas piagetianas
Aplicamos uma prova Piagetiana para o período sensorio-motor ,numa criança do sexo masculino com 23 meses de vida, realizada no CEIM do aviso. Essa prova tem como objetivo, verificar o nível de desenvolvimento cognitivo de crianças de 0 a 2 anos.
Para a aplicação do teste na criança, o procedimento foi dividido em 4 etapas. Na primeira etapa utilizamos uma toalha e um objeto (lápis), onde esse objeto foi escondido parcialmente debaixo da toalha, logo após, foi pedido para que a criança o localizasse, onde encontrou com sucesso. Percebe-se que a criança já e capaz de encontra objetos parcialmente escondidos, e de se orientar-se progressivamente para outros objetos e eventos alem do seu próprio corpo. (reprodução de eventos interessantes)
Na segunda etapa, a criança tinha que achar o objeto, que se encontrava totalmente escondido de baixo da toalha, quando solicitado o comando para encontrá-lo, obtendo êxito na resposta. Nota-se que ela é capaz de encontrar objeto totalmente escondido por um anteparo. Isso indica que um objeto continua existindo para a criança, mesmo quando ele se encontra fora do seu campo visual. (coordenação de esquemas secundários)
Na terceira etapa, foi utilizada duas toalhas, ficando uma do lado direito e outra do lado esquerdo da criança. Após mostrá-lo o objeto, escondemos o objeto primeiro na toalha do seu lado esquerdo, e pedimos para ele pegar, assim o fez, logo em seguida, pegamos esse mesmo objeto e o escondemos debaixo da toalha , mas agora do seu lado direito, e novamente pedimos para que ele o localizasse, onde o encontrou novamente. Fica visível que, a criança já consegue levar em consideração os deslocamentos seqüências percebidos no campo visual, procurando o objeto na posição resultado do ultimo deslocamento