Prova
A filosofia é um convite para que nos compreendamos a nós mesmos, assim como ao mundo que nos rodeia. Na prática não possui qualquer outra utilidade.
Qual o significado da palavra Filosofia? A palavra filosofia provém do grego e significa "amor à sabedoria", de de maneira análogo o filosofo é o amante da sabedoria (phílos = amante, sophía = sabedoria), cujas características fundamentais são ser curioso e fazer perguntas. Mas nem todas as perguntas são filosóficas.
Quais as suas questões básicas?
No século IV a.C. Platão assinalava três questões básicas da Filosofia: a Verdade, o Bem e a Beleza. No século XVIII E. Kant formulou as seguintes: "- Que posso saber? (metafísica)"; "- Que devo fazer? (moral)"; "- Que posso esperar? (religião)"; "- Que é o homem? (antropologia)". Conclusão: cada filósofo tem a sua própria maneira de questionar a realidade.
E as suas principais áreas?
A divisão da filosofia em várias disciplinas é para muitos autores um absurdo, na medida que a filosofia abarca, por princípio, uma totalidade contextualizadora, uma leitura integral da vida mental e real dos homens, embora cada filósofo possa enfatizar certos temas. Contudo, a tradição escolar procurou delimitar certas áreas independentes, tendo em conta a especificidade das questões que eram abordadas e o âmbito dos objectos de estudo considerados. Neste sentido, é corrente dividir-se a filosofia nas seguintes áreas: Antropologia, Ética, Estética, Metafísica e Ontologia, Lógica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem. A estas grandes áreas costuma acrescentar-se igualmente um vasto conjunto doutras mais específicas, tais como a filosofia da história, a filosofia da religião, a filosofia da natureza, a filosofia do direito, a filosofia social, a filosofia política, a filosofia da educação, etc
Qual é o instrumento utilizado pelos filosofos?
A Razão. Em 2.700 anos de actividade ininterrupta, o principla instrumento