Comportamento organizacional
R: Em uma organização cada pessoa normalmente fará parte em pelo menos um normalmente de vários grupos. O desempenho de uma pessoa dependera não só de sua competência e motivação, também dos processos sociais que ocorrem nos grupos. Todas as definições indicam que os membros de um grupo: estão motivados para ingressar nele, contribuem para processos grupais, concordam e discordam de varias formas, e percebem que o grupo é uma unidade integrada de pessoas em interação.
Em uma organização existem grupos informais: criados pela administração para desempenhar determinada funções no âmbito da organização, podendo ser grupos funcionais (equipes de departamentos estáveis, que se subdividem em grupos menores), grupos de administração (cargos de chefia), grupos temporários (cumprir tarefas especificas e se extinguem depois disso), e comissões e comitês ( grupos permanentes, só os membros mudam) ; e grupos formais formados pela vontade dos seus membros, geralmente os grupos informais surgem “dentro” dos grupos formais, e podem ser de interesse ou de amizade.
Para compreender o funcionamento dos grupos, temos que considerar: estrutura geral ( os grupos apresentam estruturas hierárquicas, nos grupos formais a estrutura é imposta pela organização, e nos grupos informais cada membro avalia posição em termo de prestigio.), status ou cargos ( status ligado a um cargo normalmente é conseqüência de certas características que diferenciam cada cargo de outro.), papeis (a cada cargos ou status correspondem a um papel ou seja, um conjunto de comportamentos inerente ao cargo.), normas ( padrões partilhados pelos membros do grupo, formadas com relação a assuntos importantes para o grupo.)inamica do grupo é o cinjunto de processos através dos quis o grupo gera resultados, é constituída por atividades e processos. As atividades podem ser individuais ou em grupos, podem exigir aptidões físicas