Prova
A aterosclerose:
Está relacionado com a deposição de gordura nas artérias, o que lhes retira elasticidade e diminui o diâmetro interno do canal de circulação do sangue, que pode mesmo chegar à obstrução do vaso. Provoca também o aumento da pressão sanguínea, o que pode conduzir ao rebentamento de vasos.
O enfarte do miocárdio:
Ocorre quando uma determinada região do coração morre devido à ausência de sangue (oxigénio), por obstrução total da artéria coronária que a irriga. É uma doença com elevada incidência na nossa população, que causa sofrimento, incapacidade e até mesmo morte. O AVC:
Ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe ou é obstruído por um coágulo, causando uma lesão no tecido cerebral. As células nervosas ficam privadas de oxigénio e morrem falhando as funções corporais por elas controladas. É a primeira causa de incapacidade e a terceira causa de morte em todo o mundo.
Principais doenças do sistema muscular
Fibromialgia:
Fibromialgia uma doença crônica caracterizada por dor e rigidez muscular, em tendões e articulações. Além disso, estão relacionadas a distúrbios do sono, fadiga, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
Miopatias:
As miopatias são doenças musculares que se apresentam ao nascimento decorrente de defeitos em genes que codificam proteínas musculares. A perda ou disfunção dessas proteínas leva ao aparecimento de características morfológicas específicas nos músculos, que podem ser observadas em estudos ao microscópio (biópsia).
Distrofia Muscular:
O termo distrofia muscular refere-se a um grupo de mais de 30 doenças genéticas que causam fraqueza progressiva e degeneração dos músculos esqueléticos usados durante o movimento voluntário. Essas doenças variam em idade do aparecimento, gravidade e padrões dos músculos afetados. Todas as formas de distrofia muscular ficam piores à medida que os músculos degeneram progressivamente e enfraquecem. A maioria dos