PROVA
R-
Questão 2- Segundo Freidman, “... a economia normativa não pode ser independente da economia positiva. Quaisquer prescrições relativas a fins e meios de diretrizes econômicas apoiam-se, obrigatoriamente, em previsões sobre consequências de se proceder de uma forma e não de outra. E essas previsões precisam assentar-se, explícita ou implicitamente, na economia positiva.” Justifique seu entendimento.
R-
Questão 3- Mobilizando os recursos econômicos, o aparelho de produção das economias desenvolve um grande fluxo contínuo de geração de bens e serviços para atendimento das necessidades humanas. Por meio da dinâmica (acumulação, crescimento e bem-estar) de expansão das possibilidades de produção, explique as precondições do crescimento econômico.
R-
Questão 4- Com a introdução do governo, registram-se impactos relevantes no modelo simples de interação das unidades familiares com as empresas. Diferencie os conceitos de fluxo real e fluxo monetário, em seguida, sintetize esses dois fluxos em um modelo de interação considerando uma economia fechada e com governo.
R-
Questão 5- Qual o significado das curvas (fronteiras) de possibilidades de produção? Desenhe uma curva típica e estabeleça, em relação a ela, os quatro pontos fundamentais. Em seguida, explique os deslocamentos em direções positivas e negativas das curvas de possibilidades de produção (CPP).
R-
Questão 6- Se o produto A é um bem normal e o produto B é um bem inferior, um aumento da renda do consumidor provavelmente:
a) Os consumos dos dois bens aumentarão.
b) O consumo de B diminuirá e o de A crescerá.
c) Aumentarão simultaneamente os preços de A e B.
d) Os consumos dos dois bens aumentarão. Aumentará a