Prova
1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquiseinformações complementares.
R: A privatização da CVRD foi controversa, pois houve um contexto político, histórico e econômico para que tal decisão fosse tomada, pois desde os fins da década de 1970o FMI criou um conjunto de normas, conhecido como o Consenso de Washington, que defendia a privatização de todas as empresas estatais, indiscriminadamente, como uma fórmula que deveria acelerar o desenvolvimentoeconômico mundial. Enquanto os economistas viam a privatização como sendo um fenômeno fundamentalmente político e não econômico, administrativo ou fiscal.
Muitos defendem as privatizações, porentenderem que não cabe ao Estado exercer atividades econômicas. Os favoráveis às privatizações citam frequentes casos de corrupção, de empreguismo e de ineficiência ocorrida em grande parte das empresasestatais. Já os contrários à privatização alegam que o Estado brasileiro vendeu para grupos multinacionais patrimônio público por um valor muito inferior ao real, dando a esses grupos econômicosprivilegiados a oportunidade de realizar lucros extraordinários.
2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerencias que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador doBradesco e da CVRD.
R: Agnelli demonstrou um importante diferencial que é a comunicação, isso possibilitou que ele desempenhasse um papel importante nas negociações internacionais, também demonstrouhabilidades nos relacionamentos interpessoais os quais possibilitou a aproximação de pessoas poderosas entre elas o presidente do Bradesco. Também demonstrou a vocação para liderança, pois suaspalavras eram capazes de influenciar as pessoas as quais se relacionava. Atividades
1- Marque as alternativas corretas: 4,0
( ) A TV Tupi, no Rio de