prova
A partir de diversos debates coletivos sobre alguns temas históricos da saúde, como a descentralização, universalidade do atendimento, ação integrada na saúde , modelos assistenciais ,entre outros, e do início do movimento da reforma sanitária brasileira, através da sua participação na formulação das diretrizes curriculares, iniciou a apresentação da fisioterapia as política públicas de saúde brasileiras. Antes a atuação dos fisioterapeutas estava restrita a recuperação e reabilitação, foi a partir da década de 80 que a fisioterapia passou a incorporar a promoção prevenção a saúde da população como a área de atuação. Desde então o curso de fisioterapia tem incorporado a prevenção e a promoção em suas estruturas curriculares.
O Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional (COFFITO), em 2009 definem que a atenção fisioterapeutica deve abranger os desenvolvimentos de ações preventivas primarias (promoção de saúde e proteção especifica ), secundaria(diagnostico precoce) e terciarias(reabilitação)
As diretrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde afirmam que a formação do profissional de saúde deve contemplar o trabalho em equipe e a atenção integrada a saúde. Apesar da existência de algumas disciplinas presentes nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de fisioterapia do pais como: Fisioterapia preventiva, Social, Saúde Coletiva que possuem objetivos comuns não são suficientes para desencadear um processo de mudança do fazer fisioterapia em direção à integridade,assim o atuação da fisioterapia não se restringe apenas ao campo curativo e da reabilitação mas também nas ações preventivas educação. A resolução do COFFITO-10 define que e a responsabilidade do fisioterapeuta presta assistência ao