prova
2. Além de poucas, as chuvas no sertão são mal distribuídas ao longo do ano. Em geral, as épocas mais chuvosas vão de dezembro a abril, sendo que, em determinadas áreas, os períodos de estiagem são mais prolongados e podem durar até 11 meses, sem chover uma única vez. Qual o fenômeno que está diretamente associado a ocorrência das secas nordeste brasileiro?
3. A literatura é uma aliada imprescindível dos estudos geográficos. Por meio da leitura de alguns romances, contos, poesias e crônicas, por exemplo, podemos conhecer melhor as características de um determinado lugar ou região. Quais são as 2 principais obras que retratam as características da seca e da paisagens do sertão e as condições de vida da população nordestina?
4. “A noção de que a miséria está associada ás secas e á política de obras hidráulicas serviu para esconder as raízes sociais do drama nordestino. No fundo, serviu para desviar as atenções do problema real, que não é a seca, mas a cerca”.
Sabendo que desde os tempos de Getúlio Vargas a política inaugurou a indústria da seca, com base no texto acima, explique porque este problema que atinge tão fortemente a população sertaneja, ainda não foi resolvido.
5. “Nós últimos anos foram desenvolvidos projetos de combate ás secas. Um deles é a construção de cisternas. Com elas implantadas, acabaram de uma vez, com a falta de água para beber no sertão. Reduziria drasticamente a mortalidade infantil. Combater o analfabetismo aumentaria a renda, organizaria as comunidades. Enfraqueceria o coronelismo, frearia o êxodo rural, diminuiria a desigualdade entre homens e mulheres, difundiria o respeito pela natureza”. Explique como as soluções para problemas tão sérios são possíveis de ser solucionadas a partir de alternativas simples.