Prova
1) “Rio anuncia epidemia de dengue: a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que o Rio registra epidemia de dengue. Isso significa que a cidade entrou num estágio em que há mais de 300 casos da doença por cada grupo de 100 mil habitantes e esse número é crescente”. (http://g1.globo.com/rio-dejaneiro/noticia/2012/04/rio-anuncia-epidemia-de-dengue.html).
http://rafaelsete.blogspot.com.br/p/campanha-de-combate-dengue Sobre a dengue, foi afirmado que: I . É uma doença febril aguda causada pelo vírus RNA, arbovírus do gênero Flavivírus. II . A picada ocorre principalmente nas pernas e existem mais casos de homens infectados pelo vírus que as mulheres. III . A fêmea do mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde. IV . Uma droga inibidora da replicação do vírus de DNA seria eficiente no combate à doença. Estão corretas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e III. I, II, III e IV. II e III III e IV II e IV.
2) “Os questionamentos para os fatores que determinam a frequência dos alelos em uma população foram elucidados em 1908, quando o matemático inglês Godfrey Harold Hardy e o médico alemão Wilhelm Weinberg demonstraram matematicamente que se não houver fator evolutivo atuando sobre uma população, as frequências de seus alelos e seus genótipos permanecerão constantes de geração para geração”. Para que isso aconteça, é necessário que: I . Os cruzamentos devem ocorrer totalmente ao acaso, condição chamada de pan-mixia. II . Não deve haver indivíduos entrando e saindo da população e que não ocorram mutações. III . Os indivíduos devem ter as mesmas possibilidades de sobrevivência e reprodução. IV . Novos alelos, que surjam por mutações, se incorporem rapidamente ao estoque gênico.
Conhecimentos Específicos (Grupo 1A)
1
Estão corretas a (s) afirmativa (s): a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I e II. I, II e III. I e III. I e IV
3) Observe o esquema que mostra um ribossomo fazendo a leitura de um RNAm, efetuando a síntese