prova
AÇÃO MORAL – Significa estar diante de uma situação cuja habitualidade comportamental confere ao individuo a características de ser único e poder governar a si mesmo.
CONDUTA LEVRE E AUTÔNOMA- A conduta parte da livre consciência do individuo.
CONDUTA DIRIGIDA PELA CONVICÇÃO PESSOAL – O autoconvencimento é o exercício que transforma as ideias sob a única e exclusiva propulsão dos interesses do individuo.
CONDUTA INSUSCETÍVEL DE COERÇÃO - Depende da consciência e dos valores sociais, peculiariza a preocupação ética, mas por livre convencimento do individuo dentro de regras e costume sociais.
SABER ÉTICO – Estuda a ação humana, numa interpretação mais ampla, a saber, como, realização exterior, como intenção espiritual, como conjunto de resultados úteis e práticos.
PRÁTICA DA ÉTICA- Consiste na atuação concreta e conjugada de vontade e da razão interação se extraem resultados que se corporificam por diversas formas.
DIVISÕES DA ÉTICA. ÉTICA NORMATIVA- ramo, a ética se detém ao estudo histórico-filosófico ou conceitual da moralidade, ou seja, das normas morais espalhadas pela sociedade, praticadas ou não.
METAÉTICA - neste ramo, se propõe a ser uma avaliação das condições de possibilidade de qualquer estudo ou proposta teórica ética.
ETICA NORMATIVAS TELEOLÓLOGICA- A noção primordial é a de que a ética deve conduzir a um fim natural, ou a felicidade, ou ao bem estar, ou à utilidade geral. A teleologia é o estudo das causas finais, ou seja, a teoria que explica os seres, pelo fim a que aparentemente são destinados.
ÉTICAS