eletrotecnica
Símbolo
CÓDIGO DO FUSÍVEL
CAPACIDADE DE INTERRUPÇÃO
NH00
4 a 60A
NH1
50 a 250A
NH2
125 a 250A
NH3
315 a 630A
Os fusíveis são dispositivos de proteção contra curto-circuito (e contra sobrecarga caso não seja usado relé para este fim) de utilização única: após sua atuação devem ser descartados.
São compostos por: elemento fusível, corpo, terminais e dispositivo de indicação da atuação do fusível.
1.1 Elementos fusíveis: é um fio ou fita de metal com constituição e dimensões calculadas para entrar em fusão (daí o nome fusível) quando atravessado por corrente elétrica de determinado valor.
1.2 Corpos: São feitos de material isolante (porcelana no caso dos industriais, mas existem também de papelão de vidro e de plástico) . Serve para sustentar o elemento fusível e os terminais. No corpo há a indicação de sua corrente de atuação da tensão em que pode funcionar e do seu tipo se rápido ou retardado. Dentro do corpo dos fusíveis usados em instalações industriais existe uma espécie de areia que tem por função extinguir a chama proveniente da fusão do elemento fusível.
1.3 Terminais: São feitos de metal com robustez bastante para que não sofrer com a corrente que flui pelo fusível. Fazem o contato do elemento fusível com o porta fusível. A porta fusível é um compartimento que fica fixo no circuito e serve de encaixe para o fusível.
1.4 A indicação pode ser feita pela transparência do corpo, que permite ao operador ver o elemento partido, ou por um pequeno botão (em geral vermelho) que se solta do corpo em caso de atuação.
Os fusíveis de acordo com seu formato e forma de conexão podem ser:
NH - Usados em circuito de alta potência e conectados por encaixe, com ferramenta própria (punho) para proteção do operador;
Diazed - Usados em circuitos baixa potência e conectados através do porta-fusível que se monta por rosca. O