Prova
Células Lábeis – células que continuam o processo de divisão celular (epitelias e do sangue); Células Estáveis – células que se dividem eventualmente (Fibroblastos e hepatócitos); Células Permanentes – Perdem a capacidade de divisão (nervosas).
Adaptação:“Ajustamento de um organismo, particularmente do homem, às condições do meio ambiente”. A transpiração é uma adaptação ao calor.
Processos de adaptação celular (fisiológicos ou patológicos)
Hipertrofia: - É o aumento do tamanho das células e conseqüentemente do tecido ou órgão. - É causada por demanda funcional maior ou estimulação funcional (células musculares). - Ex: fibras musculares estriadas cardíacas e esqueléticas aumentam o tamanho quando estimuladas por maior demanda (halterofilista, coração de hipertensos ou com valvulopatias - Peso normal do coração é 350g, atingindo 700-800g). Na gravidez o útero sofre concomitantemente hipertrofia e hiperplasia das células musculares lisas pelos hormônios estrogênicos.
Hiperplasia: - É o crescimento de um tecido ou órgão pelo aumento do número de células. - Ocorre em células com capacidade de mitose, quando estimuladas para maior atividade (células lábeis e estáveis); - Regride quando cessado o estímulo ( Neoplasias. - Hiperplasia Hormonal – proliferação do epitélio glandular da mama na puberdade e gravidez. Aumento do útero na gravidez. Ciclo menstrual há hiperplasia das glândulas endometriais. - Hiperplasia Compensatória – Como na regeneração hepática que ocorre após a hepatectomia parcial. “Prometeu (robou o fogo dos deuses e trouxe aos mortais) foi preso a uma montanha, o seu fígado era diariamente devorado por abutres, e se regenerava a cada noite”. No rato a regeneração hepática ocorre após 2 semanas com remoção de 2/3 da massa hepática. Remoção de um rim o outro sofre hiperplasia.