Prova Brasil: as habilidades leitoras em evidencia
Naiana Souza de Almeida1
Resumo
Analisar a trajetória da educação pública brasileira é um grande desafio, uma vez que entender o processo de mudanças que permeia o ensino público ao longo dos anos demanda uma análise bibliográfica extensa. Porém, sabe-se então que foi criado em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB) ,visando melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas, havendo assim, inúmeras discrepâncias entre o que é proposto por essa Lei ,com o que a escola ensina. Tentando entender esse processo, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) juntamente com o Plano Nacional da Educação (PNE) criou meios para que a educação fosse avaliada. Sendo assim, este artigo convida graduandos, gestores e educadores a refletir como se dá esse processo de construção da escola pública, compreendendo o real significado da palavra avaliação, enfatizando a Prova Brasil ao tempo que analisará como se dá o ensino da Língua Portuguesa nos estabelecimentos escolares onde ocorre a prova Brasil, estabelecendo uma relação entre o processo de apropriação dos conteúdos dentro da escola com o que é cobrado na Prova Brasil.
Palavras-Chaves: Escola pública; Prova Brasil; Língua Portuguesa
Introdução
Em meio às transformações ocorridas no currículo das escolas ao longo dos anos, o ensino da língua portuguesa ganhou notoriedade e ocupa a maior quantidade de aulas durante a semana. , cerca de 5 horas. Todavia, é imprescindível, questionar a qualidade dessas aulas, uma vez que qualidade difere de prática pedagógica significante.
Então, visando avaliar qualidade do ensino de língua portuguesa e matemática, o Ministério da Educação (MEC), vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) ambos responsáveis pela promoção de ações que favoreçam o avanço da educação, bem como a formulação de