Estrategias De Leitura
SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM
ADOLESCENTES
Gerliane Kellvia Amâncio Barbosa1
Andrea Maria Rocha Rodrigues 2
Marilandia Sabino De Oliveira 3
Introdução
A dificuldade na compreensão leitora é um tema que provoca preocupação entre os profissionais da educação, sendo um dos impedimentos para que se consiga atingir o seu objetivo maior: formar sujeitos autônomos e cidadãos críticos, tendo em vista que esta competência é uma das exigências do atual estágio de desenvolvimento social, concebido como a era do conhecimento.
Como o objeto da psicopedagogia é a aprendizagem e suas dificuldades, este trabalho pretende contribuir nas discussões sobre a compreensão leitora em jovens que poucas oportunidades tiveram para tornarem-se leitores críticos. Com base nessas afirmações, o objetivo principal deste estudo foi descrever e analisar a compreensão leitora de um grupo de jovens, buscando refletir, ainda, fatores e ações que possam interferir para o desenvolvimento dessa referida compreensão.
A escolha dos sujeitos da pesquisa contemplou os seguintes critérios: adolescentes participantes do Projeto Atleta, matriculados em escola da rede pública (estadual e municipal) de Fortaleza, Ceará, cursando a 8ª série do Ensino Fundamental. Partimos do princípio de que esses adolescentes já teriam que ter desenvolvido a habilidade autônoma de leitura: a compreensão. Para atender de maneira satisfatória aos objetivos propostos na metodologia adotada, apropriamos-no da pesquisa de abordagem qualitativa, que segundo Bogdan e Biklen
(apud LUDKE, 1986, p.13) “envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato
1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC. Contato: gerliane.barbosa@ifac.edu.br
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC. Contato: andreamrocharodrigues@gmail.com 3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Contato: