Protozoose
Abaixo se econtra alguns exemplos de protistas:
Amebíase
a) Agente etiológico: Entamoeba histolytica (ameba).
b) Contágio: água ou alimentos contaminados com fezes, contendo os cistos da ameba.
c) Sintomas: diarreia, dores abdominais, náuseas e vômitos. Se a ameba atingir outros órgãos podem ocorrer complicações, tais como abscessos hepáticos e hemorragia. O indivíduo contaminado pode não manifestar sintomas (assintomático).
d) Profilaxia: melhoria das condições de saneamento básico, adoção de medidas de higiene pessoal, higienização de alimentos e evitar beber água de fontes duvidosas e não tratadas.
Doença de Chagas
a) Agente etiológico: Trypanossoma cruzi.
b) Contágio: a forma mais comum de contaminação ocorre quando o tripanossomo penetra no organismo humano através da ferida provocada pela picada de percevejos (barbeiros) contaminados com o protozoário.
c) Sintomas: a fase aguda costuma ser assintomática, no entanto, febre, mal-estar e edemas podem ocorrer. Os sintomas da fase crônica dependem do órgão atingido e do grau da infestação. No caso do coração, podem ocorrer arritmias e aumento do volume do órgão.
d) Profilaxia: controle das populações de barbeiros, evitando o seu contato com humanos, e tratamento dos doentes.
Malária
a) Agente etiológico: Plasmodium sp. Mais de uma espécie de plasmódio pode provocar a malária, sendo que a gravidade de cada infestação é variável.
b) Contágio: através da picada de mosquitos do gênero Anopheles (mosquito-prego) contaminados pelo plasmódio.
c) Sintomas: a liberação dos esporos na corrente sanguínea ativa o sistema imunitário, provocando febre. Cada espécie de plasmódio tem um ciclo de vida com duração diferente, o