Protozooses
Amebíase
a) Agente etiológico: Entamoeba histolytica (ameba).
b) Contágio: água ou alimentos contaminados com fezes, contendo os cistos da ameba.
c) Ciclo de vida: os cistos ingeridos através da água ou alimentos contaminados chegam ao intestino humano, onde se desenvolvem em amebas adultas. A partir do intestino, as amebas podem migrar para o sistema sanguíneo e linfático, atingindo outros órgãos. As fezes do indivíduo doente contêm os cistos que podem novamente contaminar o ambiente.
d) Sintomas: diarreia, dores abdominais, náuseas e vômitos. Se a ameba atingir outros órgãos podem ocorrer complicações, tais como abscessos hepáticos e hemorragia. O indivíduo contaminado pode não manifestar sintomas (assintomático).
e) Profilaxia: melhoria das condições de saneamento básico, adoção de medidas de higiene pessoal, higienização de alimentos e evitar beber água de fontes duvidosas e não tratadas.
Doença de Chagas
a) Agente etiológico: Trypanossoma cruzi.
b) Contágio: a forma mais comum de contaminação ocorre quando o tripanossomo penetra no organismo humano através da ferida provocada pela picada de percevejos (barbeiros) contaminados com o protozoário.
c) Ciclo de vida: os barbeiros se contaminam com o tripanossoma quando se alimentam do sangue de mamíferos infestados. Os humanos se contaminam com o protista quando são picados por barbeiros infectados. Os tripanossomas são liberados junto às fezes do inseto, penetrando na circulação sanguínea através da ferida provocada pela picada. Os tripanossomas podem atingir outros tecidos ou órgãos. Ao atingir o coração, o parasita danifica as fibras musculares, prejudicando o