Protozoose
O que é Protozoose?
Leishmaniose Viscceral (Calazar) É uma protozoose (Leishamania donovani) largamente espalhada pelas regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre. Caracteriza-se clinicamente por febre irregular de longa duração, hepatosplenomegalia, emmagrecimento, queda dos pêlos, anemia, leucopenia, hiperglobulimenia, epistaxe e hematêmese. Epidemiologicamente, caracteriza-se por ser uma zoonose de canídeos e roedores, transmitindo-se ao homem por intermédio de flebótomos. Tratada por antimoniais pentavalentes, geralmente cura. Se não, evolui para o óbito dentro de 1 e 2 anos. Na Índia é conhecida como kala-azar (febre negra)ou febre Dum-Dum.
No mediterrâneo intitula-se Leishmaniose Visceral ou Leishmaniose infantil. No Brasil chamam-se Leishmaniose Visceral ou Calazar. É conhecida ainda como Esplenomegalia Tropical.
O agente etiológico é um protozoário da família Trypanosomatida, a Leishmania Donavani (Laveran e Mesnil, 1903). É uma das diversas espécies do gênero Leishmania. As demais espécies (L. brasiliens, L. mexicana, L. tropical) são agentes etiológicos da Leishmaniose Tegumentar americana e do botão-do-oriente.
A infecção pela Leishmania Donovani numa região endêmica determina 3 tipos de resposta do organismo humano: destruição do paratiso pelos meios normais de defesa do homem, fagocitose por histiócitos sem destruição, infecção oligossintomática e infecções de longa duração e sintomatologia, variável de acordo com o período ou a duração da moléstia. Muitos casos tem sido descritos apenas com a referência de manifestações ganglinares.
O Calazar é uma doença que se caracteriza por produzir hiperplasia progessiva do sistema fagocitário mononuclear, para fazer face a ação parasitária, diferanciando-se os hemocitobastos cada vez menos para formar sangue e mais no sentido do setor monocitário.
D. ORIGEM DO PARASITISMO DO HOMEM E OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE PARASITISMO
A origem do