Segurança em redes celulares
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
REDES E TELECOMUNICAÇÕES
Segurança em Redes Celulares
Igor Leonardo Soares Alvim
Santa Rita do Sapucaí – 2011
GSM
Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular paratelefones celulares do mundo. O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este fato também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
Criptografia em Redes GSM
A comunicação de dados (voz e conteúdos digitais) entre o aparelho celular e o provedor de telefonia são criptografados visando a privacidade dessas comunicações que, sem uma codificação, poderiam ser interceptadas facilmente. Os algoritmos de criptografia de dados do GSM incluem o GSM A5/1 (1987), mais potente e utilizado principalmente na Europa e Estados Unidos, e o GSM A5/2 (1989), menos potente e utilizado em vários outros países com restrições de uso de algoritmos mais seguros. A interceptação direta dessas comunicações, com equipamentos capazes de descriptografar a codificação GSM, estiveram restritas às agências de inteligência governamentais. Entretanto, durante o evento 26th Chaos Communication Congress foi anunciada a "quebra" do código criptográfico GSM A5/1 ao público em geral. A quebra do código, caso confirmada, permitiria a qualquer pessoa munida de equipamentos e softwares especializados interceptar comunicações de voz e dados de interlocutores alheios que utilizem aparelhos da tecnologia GSM.
CDMA
Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código é um método de acesso a canais em sistemas de comunicação, amplamente utilizado em telefonia celular em todo o mundo. Mais caro que a tecnologia GSM, por ser uma tecnologia que obriga os