Questoes sobre o filme sicko
“SICKO – SOS SAÚDE”
QUESTÕES PARA REFLEXÃO SOBRE O FILME
1. O filme mostra as diferenças de abordagem entre diversos lugares do mundo e os Estados Unidos sobre todas as esferas de atenção à saúde: primária, secundária, terciária e quaternária / reabilitação. Desde a prevenção e promoção de saúde até a reabilitação e tratamento de seqüelas
2. Os médicos americanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, uma vez que os honorários cairiam, a carga de trabalho aumentaria, a qualidade e a complexidade dos tratamentos piorariam. Além disso, os pacientes não poderiam escolher seus médicos. Tal ocorrência seria a “socialização” da saúde, fato ligado ao “comunismo”.
3. A universalização da saúde não foi aprovada no congresso americano devido ao lobby dos planos e seguros de saúde e da indústria farmacêutica, julgando que isso pioraria a atenção a saúde americana e que não era possível.
4. Os aspectos ressaltados nos outros países mostrados no filme em oposição às características americanas foram: no Canadá, a universalização e o retorno pelos impostos pagos, sendo os procedimentos totalmente custeados pelo governo caso o paciente não possa pagar. Na Inglaterra, os baixos custos dos medicamentos e ausência de custos nos hospitais públicos, além da boa remuneração e qualidade de trabalho do médico que trabalha para o sistema público de saúde. Na França, a boa atuação na área de prevenção e promoção de saúde através de médicos que atendem em domicílio e ajudantes para mães com pouca experiência, férias anuais longas e remuneradas para qualquer trabalhador e a característica popular de reivindicação. Por último, em Cuba, foram ressaltados a universalização da saúde, a ausência de custos dos procedimentos hospitalares e o baixo custo dos medicamentos.
5. Os fatores sociais destacados são a cooperação humana, a preocupação com o próximo, a consciência do coletivo em contraste com o egoísmo americano. A importância da