Resenha Documentário SICKO
BARROS,
D.
Sicko
–
SOS
Saúde.
Disponível
em:
. Acesso em 06 de maio de 2014.
1. Credenciais do autor do filme:
Michael
Francis
Moore
é
um cineasta,
documentarista
e
escritor estado-
unidense conhecido pela sua postura crítica em relação às grandes corporações, à violência armada, à invasão do Iraque e à hipocrisia dos políticos.
2. Resumo da obra:
O documentário Sicko - SOS Saúde foi produzido em 2007 por Michael Moore, onde retrata a decadência do sistema de saúde norte-americano. O custo com o adoecimento para as pessoas que não tem plano de saúde é altamente elevado, forçando àqueles que têm melhores condições financeiras, assinar um plano dentre vários que existem nos EUA. São cobrados valores altos e ainda apresentam inúmeras exigências, não aceitam indivíduos com doenças preexistentes, tais como, diabetes, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, entre muitas outras, e ainda se a pessoa for gorda ou magra demais. Esse documentário apresenta o depoimento de muitos norte-americanos que foram acometidos por alguma doença ao longo da vida ou que sofreram acidentes, onde se não tivessem plano de saúde, só era ofertado atendimento com o pagamento do valor estipulado, muitos ficavam sem assistência por não terem condições financeiras para tal.
Os que tinham plano de saúde, quando precisavam de ajuda médica e se dirigiam ao hospital, a equipe do estabelecimento de saúde entrava em contato primeiro com o plano para saber se ele cobria os gastos. Em caso negativo, não podiam oferecer nenhuma assistência, e isso acontecia com bastante frequência, pois quando era um procedimento muito caro o plano recusava. Os médicos contratados pelo plano, responsáveis por esse parecer, recebiam aumento no salário a cada procedimento que era negado ao paciente. O governo e a mídia exaltavam a medicina socializada dos EUA e criticavam a saúde do Canadá, com informações