Protocolo modbus
Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta
Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial
Controle da mesa XYZ
SÃO PAULO
2012
Controle da mesa XYZ
Trabalho apresentado à Faculdade SENAI Anchieta como parte dos requisitos para a média final referente às matérias de MICRO e Redes Industriais.
Cecilio Cerqueira Amorim
Aline Miyuki Takahashi
Cauê Oliveira
Everton Barros
Professores Orientadores:
Eden Marcos Braga de Oliveira
SÃO PAULO
2012
Introdução
A mesa XYZ será controlada por um computador através do protocolo de comunicação MODBUS. Este protocolo é um dos mais antigos e até hoje um dos mais utilizados em redes de Controladores Lógicos Programáveis (CLP) para aquisição de sinais de instrumentos e atuadores.
O mecanismo de controle de acesso é do tipo mestre-escravo. O mestre (que no nosso trabalho será um computador) envia mensagens solicitando ao escravo (que no nosso caso será o kit 2 da microchip com o PIC 18F4550) que envie os dados lidos, ou o mestre envia sinais a serem escritos nas saídas.
1 Objetivo
O objetivo deste exercício é desenvolvermos um protocolo do tipo MODBUS. Desenvolveremos o protocolo escravo para se comunicar com o mestre e este controlar a mesa XYZ através de um meio de comunicação diferencial (par trançado), adotando o padrão RS485 para a comunicação, para que isso seja possível, devemos implementar uma adaptação entre os padrões RS232 e RS485, uma vez que tanto o PC que está com o programa mestre, quanto o kit de desenvolvimento utiliza a comunicação serial RS232.
Desenvolveremos também uma placa com circuito de potência para fazer uma interface entre o Kit 2 da Microchip e a mesa XYZ, ou seja, quando o mestre solicitar ao escravo que seja feita a leitura das posições dos atuadores o Kit 2 da Microchip lê as posições dos atuadores da mesa XYZ e envia para o computador os valores, o mestre também pode mandar o