protocolo BGP
TCP-IP
Unigranrio
Data 12/03/2014
Componentes do grupo:
Julio Cesar Mendes Passarelli mª: 0700154
Fabio Silva de Paula mª: 5305115
Roberto Luís Gomes Barreto Filho mª:5305244
Vinicius Lisboa da Silva mª: 0700195
Turma: EIN358-21 / 1
Professor: Etiene Oliveira Protocolo BGP
Introdução:
O Border Gateway Protocol (Protocolo de Roteamento de Borda – BGP) é um protocolo de roteamento interdominios, criado para uso nos roteadores principais da Internet.
O BGP, protocolo de roteamento dinâmico, utilizado para comunicação entre sistemas autônomos (ASs).
O BGP foi projetado para evitar loops de roteamento em topologias arbitrarias, o mais sério problema de seu antecessor, o EGP (Exterior Gateway Protocol). Outro problema que o EGP não resolve e é abordado pelo BGP é o do Roteamento Baseado em Política (policy-based routing), um roteamento com base em um conjunto de regras não-técnicas, definidas pelos Sistemas Autônomos. Ele melhora o EGP.
A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico da conectividade dos ASs a partir do qual loops de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão com outros ASs.
Quando um roteador se conecta à rede pela primeira vez, os roteadores BGP trocam suas tabelas de rotas completas. De maneira similar, quando a tabela de rotas muda, roteadores enviam a parte da tabela que mudou.
Funcionamento:
A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informações sobre a lista das trajetórias dos ASes, com outros sistemas BGP.