Analista Telecom
Edio Scapolan
Francisco Junior
Maycon Dias
Vinicius Vasconcelos
Wilson Dangone
Professor: Junio Cesar Costa Faculdade Pitágoras
Tecnologia em Redes de Computadores
Filtro de rota BGP
Na Internet, um Sistema Autônomo (AS) é uma coleção de prefixos de roteamento conectados por Protocolo Internet (IP) sob o controle de um ou mais operadoras de rede que apresentam uma política comum e claramente definida de roteamento para a Internet. O BGP (protocolo de saída de borda)tem como função trocar informação de acesso a rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico da conectividade dos ASs a partir do qual loops de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão com outros AS’s.Para estas decisões são utilizado filtros. Há vários tipos de filtros mas iremos abordar e demostrar o uso de Mapa de Rotas. Mapa de rotas são usados para controlar e modificar informações de roteamento. O controle e a modificação de informações de roteamento ocorrem pela da definição de condições para redistribuição de rotas de um protocolo de roteamento para o outro. Ou o controle das informações de roteamento pode ocorrer em uma injeção dentro e fora do BGP.
Através da ferramenta GNS3 podemos efetuar a configuração de uma pequena rede para demostrar como funciona a aplicação de filtro.
A filtragem de rota se mal configurada pode gerar buracos negros
Uma rota anunciada mal configurada faz com que o roteador anuncie redes para a qual ele não dá transito.
AS (Sistema Autonomo)
Originalmente, essa definição exigia o controle por uma única entidade, normalmente um provedor Internet (PSI) ou uma grande organização com ligações a várias redes independentes, que façam parte de uma política única e claramente definida de roteamento, como inicialmente definido na RFC