Energia Termo Solar
Trabalho da disciplina introdução à engenharia eletrônica.
Energia Termo Solar
Docente: Prof. Felipe Thadeu Guilhen
Discentes: Danilo Moreira Brito 1303026
Heitor Andreassa Feliciano da Silva 1301026
Lucas Cicero Freitas da Silva 1300050
1 - INTRODUÇÃO
Apresentação
A crescente preocupação mundial com as mudanças climáticas que vem acontecendo nos últimos anos, tem proporcionado o aumento do interesse em projetos de geração de energia mais limpos, que possam substituir as fontes convencionais à combustíveis fósseis, causando um menor impacto sócio-ambiental.
O modelo energético mundial esta baseado, principalmente, na queima de combustíveis fósseis como o carvão, o gás natural, o petróleo, etc., e, em menor proporção, mas não menos significativo, a utilização de material nuclear para geração de energia. Estes tipos de fontes de energia apresentam impactos significativos ao meio ambiente e a saúde humana, seja através da liberação de poluentes nocivos como o CO2 na atmosfera, seja através do risco de um acidente nuclear como o ocorrido em 2011, na cidade de Fukushima, Japão. Sem mencionar que nenhuma destas fontes de energia são fontes renováveis, ou seja, o seu intenso consumo ocasionará o fim da disponibilidade de recurso em um futuro relativamente próximo.
A energia hidroelétrica, considerada por muitos como a alternativa limpa mais eficiente para produção de energia apresenta sérios impactos ambientais que podem inviabilizar seu projeto. Seu principal impacto é a inundação de grandes áreas para a utilização como reservatório de água, acarretando em problemas como a perda da fauna e flora naturais da região e deslocamento de grandes populações ribeirinhas que vivem próximo a área que será alagada.
Devido a estes problemas, torna-se inviável a sustentabilidade do atual modelo energético mundial. É necessário encontrar alternativas às plantas convencionais que sejam não só