Artigo Energia Solar
Aluno do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ
Alessandra Driwin
Aluna do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ
Mariana Rasia
Aluna do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ
Resumo. A energia solar é abundante e pode ser utilizada de diversas maneiras. A forma mais simples de aproveitá-la é através de soluções de arquitetura que privilegiem a iluminação solar ou o controle natural da temperatura. Há também a possibilidade de se utilizar de sistemas de captação da energia solar para depois utilizá-la. Hoje existem três tipos principais de sistema de energia solar: a térmica, a fotovoltaica e a termo solar.
Palavras-chave: energia solar térmica, energia solar fotovoltaica e energia solar termos solar.
1. INTRODUÇÃO
A radiação solar recebida na superfície da Terra pode ser convertida em calor e contribuir para atender as necessidades energéticas destinadas ao aquecimento de água no setor residencial. Os coletores solares transferem a energia solar absorvida para o fluido a ser aquecido. A possibilidade de utilização da energia solar em edifícios residenciais permite ao consumidor - cada vez mais suscetível às questões ambientais - a possibilidade de uso dessa alternativa energética de forma complementar ao seu consumo atual.
2. ENERGIA SOLAR TÉRMICA
2.1. Coletor solar
Para aproveitar a energia proveniente da radiação solar interessa que a superfície sobre a qual incide a radiação consiga absorver o máximo da energia radiante incidente e que essa energia, uma vez captada, seja fornecida ao fluido que se pretende aquecer.
Geralmente o colector é composto pelo absorsor, o componente do colector que absorve a radiação solar e transfere a energia térmica para o fluído que nele circula (normalmente uma mistura de água e anticongelante) e pela cobertura e caixa (termicamente isolada) que reduzem as perdas de calor para o exterior.
O isolamento deve poder suportar temperaturas elevadas (o colector, quando está parado, pode atingir