Artigo - Sistemas de Aquecimento Solar – Uma Alternativa de Redução do Consumo de Energia Elétrica
Resumo
Neste artigo é realizado um estudo sobre a implantação de sistemas de aquecimento solar no setor residencial brasileiro com o objetivo de reduzir a parcela de consumo de energia elétrica desse setor no cenário energético nacional. O Brasil vive um bom momento de crescimento econômico, que tem reflexo sobre a construção civil, principalmente nos segmentos voltados para a baixa renda. Com este crescimento, será necessário uma maior produção de energia elétrica a fim de suprir o aumento na demanda, porém, além de aumentar a produção de energia será imprescindível ao crescimento do país a descoberta e utilização de fontes de energia mais limpas e sustentáveis, haja vista a necessidade preservação do meio ambiente. Assim, uma importante alternativa é o aprimoramento da utilização da energia solar, a qual tem demonstrado grande potencial energético podendo contribuir significativamente para a redução do consumo de energia elétrica no país.
Palavras-chave: aquecimento solar, energia elétrica, redução do consumo, meio ambiente.
1. INTRODUÇÃO
O consumo de energia elétrica no Brasil em 2012, teve um aumento de 3,9% em comparação ao ano anterior. A evolução de consumo se deu início em 2000, tendo um expressivo aumento em 2010 após um bom desenvolvimento econômico do país depois de um declive no consumo devido à crise econômica mundial. Esse expressivo aumento se manifestou principalmente pelo setor industrial, que é o maior consumidor de energia elétrica.
De acordo com projeções de crescimento habitacional brasileiro, as perspectivas são de 1,7 milhões de novas residências até o ano de 2030, o que faz gerar um alto consumo de energia elétrica, que afeta automaticamente no consumo de água potável, principal fonte renovável geradora dessa energia, que por sua vez está em escassez.
Neste artigo será apresentado uma alternativa para