Perfil Mato Seco
Perfil Mato Seco
Quando se pensa em reggae, logo vem à cabeça a Jamaica. No Brasil, São Luís do Maranhão. Mas existe uma banda que nasceu em um lugar pouco provável, no ABC Paulista. E há mais de uma década dissemina a música e a cultura reggae.
Fundada em 2002, em São Caetano do Sul, grande São Paulo. A banda Mato Seco faz sucesso entre o público que aprecia esse gênero musical. O nome, segunda a banda, surgiu da ideia do ciclo da vida. “Uma árvore passa por um período que ela se mantém seca, porém com vida, resistente, aguardando o florescer e reinar com os frutos. Mato Seco é a resistência, mostrando que tudo é fase, e que todos têm que ser fortes para colher nossos frutos”, explica Tiago, baterista.
A banda teve início com a união de sete amigos de infância, do bairro Santa Maria. Eles ouviam e frequentavam festivais de reggae de São Paulo e outros segmentos mais comprometidos da música, como rap. Como espectadores sentiam vontade de manifestar seus ideais e consciência. O reggae foi a escolha.
O começo não costuma ser fácil, e não foi diferente para a Mato Seco. Eles relatam orgulhosos que o primeiro cachê que receberam foi fazendo um show de abertura, em uma quermesse em Mauá. Eles não se recordam do valor exato, mas era bem pouco.
Antes de a banda deslanchar cada integrante tinha um trabalho em paralelo. Junior (contrabaixo), Rodrigo (vocalista) e João (órgão e piano) eram motoboys. Tiago (bateria) e Eric (guitarra) auxiliares de escritório. Carlos (percussão e voz) vendedor e Mauro (percussão e voz) ajudante em uma funilaria. Dividiam o tempo entre estudos, trabalho e ensaios. Até que os sete perceberam que se quisessem dar certo teriam que se dedicar em tempo integral à banda.
Ao serem questionados se eles têm algum ídolo, eles respondem que cada um tem suas inspirações, mas uma em comum é, sem dúvida, Bob Marley. “Inclusive essa inspiração nos levou a desenvolver o projeto Marley Experience, onde homenageamos a obra desse