Artrite Reumatoide
1.1 O que é
Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.
1.2 Causas
A causa inflamatória inicial na AR usualmente está associada a congestão, edema, exsudação e hiperplasia das células sinoviais, com dano microvascular e infiltrado perivascular de células monoclea das linfócitos T e B, plasmácitos e macrófagos.
Com a progressão da lesão, a sinóvia se expressa e avança para o espaço articular por meio de projeções fibrosas invadindo cartilagem e osso, também causando erosões ósseas.
A produção local das alocinas parece responder a muitas manifestações.
1.2.1 O fato de necrose tumoral
As cintocinas e a interleucina são responsáveis por muitas das manifestações da AR, como mal-estar, febre, emagrecimento e fadiga.
Suas causas ocorrem mais nas mãos e punhos, o que ajuda a distinguir a AR da esteoitrite e da artrite psoriásica, em que as IFDS podem ser acostumadas. A dor e o edema causam limitações funcionais, com menos uso das mãos levando a atrofia de músculos.
À medida que evoluem, interósseas e o alargamento dos punhos provocam nas articulações desvios característicos como desvio ulnar e radiais.
Pode ainda causar deformidades como: pescoço de cisne, dedos em boteira e polegar em Z, no entanto, a invasão do ponnus costuma provocar limitações e desvio articular, fixos provocam subluxação, plantar das cabeças do metatarço e alargamento do ante pé.
Essa é causa de grande incômodo por provocar úlceras nas plantas do pés, ocorre também artrite de tornozelos e de articulações.
1.2.2 A eversão de tornozelos por fraqueza da tíbia
As ereções