Termosolar
Termo Solar CSP
Baseia-se na utilização de calhas refletoras nomeadas de concentradores solares, com uma forma parabólia os concentradores convergem os raios solares para onde se localiza os tubos coletores de energia. Os coletores podem chegar a 400 graus aquecendo em seu interior um fluido térmico, através das tubulações o fluido super aquecido circulam até as unidades que aproveitam seu calor para transformar a água em vapor. O vapor gerado conduzido sobre pressão até o conjunto trubina gerador, acionando o equipamento onde será produzido energia elétrica que abastecerá a rede. Através desse sistema a energia poderá ter sua transmissão realizada em corrente contínua numa forma mais eficiente e econômica. O vapor liberado pela turbina é direcionado ao condensador onde é resfriado e retorna ao ciclo de geração. A planta termo solar CSP será combinada a uma caldeira de queima de biomassa para garantir a disponibilidade de energia durante o perído noturno. A caldeira será resposábel pela continuidade de fornecimento do vapor ao conjunto turbina gerador utilizando a queima de resíduos industriais como forma de combustível.
Componentes de uma planta Termo Solar:
Campo Solar:
É o fornecedor da energia para a usina (coleta a energia solar);
Um campo Solar de 50MW pode ter cerca de 100 “loops” sendo que um “Loop” consiste de 6 conjuntos de coletores (SCAs) e cada SCA (Solar Collector Assembly) é composto por 8 coletores sendo que cada coletor possui 3 tubos receptores.
Circulando o óleo térmico nos tubos receptores, a usina adquire a energia térmica que é utilizada para a produção de vapor que posteriormente é usado para acionar a turbina a vapor.
Cada SCA é controlado localmente, por uma unidade (LOCs) que continuamente mede a temperatura e rastreia o