Protocolo de Roteamento
Leonardo Gomes Dorado
Resumo
Este trabalho aborda alguns protocolos de roteamento, os principais protocolos de roteamento internos: RIP e OSPF e o protocolo roteamento de borda (BGP). Será visto o funcionamento de seus algorítmos bem como sua implementação nos roteadores. Estes protocolos são utilizados no roteamento em redes de computadores e uma pequena descrição de cada protocolo.
Palavras-Chaves: Protocolos de roteamento, protocolo RIP, protocolo OSPF, protocolo BGP.
Introdução
A internet é um conjunto de redes interligadas através de gateways. Essas redes podem ser links ponto-a-ponto, Ethernet ou Arpanet, que fazem constantemente trocas de pacotes de informações entre os host. A decisão de qual caminho seguir e de onde colocar estes pacotes é tomada pelos protocolos de roteamento.
A principal funcão do protocolo de roteamento é fornecer a informação necessária para fazer o roteamento. Esses são realizados por equipamentos chamados roteadores que são gateways, os quais possuem duas ou mais interfaces pertencentes a diferentes redes. Eles mantêm em sua sua memória uma tabela que contém todos os endereços conhecidos e que serão utilizados no momento de enviar os pacotes de informações(datagrama). A função principal de um gateway é direcionar pacotes entre redes, entregando o pacote desejado ao seu destino final ou a um outro gateway.
O roteamento, que é a principal função de um gateway, é um conjunto de normas aplicadas sobre uma rede de comunicação, que determina qual caminho um pacote de informação deverá seguir para atingir o seu host de destino, fazendo assim, o uso racional dos recursos fornecidos pela rede.
Algoritmo de Roteamento
Os algoritmos de roteamento cumprem um papel importante neste tráfego de informações, por serem mecanismos que rodam nos gateway, atualizando a sua tabela de roteamento. São responsáveis em determinar qual é o melhor caminho para se atingir um determinado