Protocolos de roteamento
Classificação dos protocolos de roteamento dinâmico.
Os protocolos de roteamento podem ser classificados em grupos diferentes de acordo com suas características. Os protocolos de roteamento mais usados são:
- RIP – Um protocolo de roteamento vetor distância interior. -IGRP - O vetor de distância de roteamento interior desenvolvido pela Cisco. -OSPF - Um protocolo de roteamento interior de link-state. -- EIGRP - O protocolo de roteamento interior de vetor de distância avançado desenvolvido pela Cisco.
Protocolos de Roteamento do Vetor de Distância.
Os protocolos de roteamento dinâmico ajudam o administrador da rede a superar o processo demorado e exigente de configurar e manter rotas estáticas. Por exemplo, você pode imaginar como é manter as configurações de roteamento estático dos 28 roteadores mostrados na figura?
Os protocolos de roteamento do vetor de distância incluem RIP, IGRP e EIGRP.
RIP O protocolo de informações de roteamento (RIP, Routing Information Protocol) foi especificado originalmente em RFC 1058. Suas principais características são: -A métrica usada para a seleção de caminhos é a contagem de saltos. -Se a contagem de saltos de uma rede for maior do que 15, o RIP não poderá fornecer uma rota a essa rede. -Por padrão, as atualizações de roteamento são broadcast ou multicast a cada 30 segundos.
IGRP O protocolo de roteamento de gateway interior (IGRP, Interior Gateway Routing Protocol) é um protocolo proprietário desenvolvido pela Cisco. As principais características de design do IGRP são: -São usadas largura de banda, atraso, carga e confiabilidade para criar uma métrica composta. -Por padrão, as atualizações de roteamento são difundidas a cada 90 segundos. -O IGRP é o antecessor do EIGRP e já está obsoleto.
EIGRP O IGRP aprimorado (EIGRP, Enhanced IGRP) é um protocolo de roteamento do vetor de distância de propriedade da cisco. As principais características do EIGRP são: - Não há nenhuma