Proteìnas: reação de caracterização e precipitação
Introdução:
"Proteínas são polímeros de aminoácidos, com cada resíduo de aminoácido unido ao seu vizinho por um tipo específico de ligação covalente. Proteínas podem ser quebradas em seu aminoácidos constituintes por diversos métodos." (LEHNINGER, 2011).
Devido às ligações peptídicas e à presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagem com uma variedade de reagentes, formando produtos coloridos. Algumas reações de coloração são específicas para aminoácidos encontrados na composição das proteínas.
"Altas concentrações de sais precipitam proteínas de suas soluções. Este fenômeno é denominado de 'salting out' ou precipitação por sais. Os sais desidratam as proteínas, atraindo as moléculas de água do meio, de modo a ficar menos água disponível para as moléculas protéicas. [...] Por outro lado, baixas concentrações de sais podem aumentar a solubilidade de muitas proteínas. É fenômeno conhecido como 'salting in' ou solubilização por sais. Isso pode ser explicado através da interação entre os íons salinos e as cargas iônicas das proteínas, aumentando, assim, o número efetivo de cargas e a quantidade de moléculas de água fixadas à ionosfera protéica." (BOGO; BASSO, 2002).
Perda de função da proteína não é, necessariamente, sinônimo de desnaturação. Esse fenômeno pode ser acompanhado através de modificações das propriedades físico-químicas da proteína, como a solubilidade: uma proteína desnaturada é insolúvel em água e precipita em solução.
"Desnaturação ocorre quando uma proteína perde sua estrutura nativa secundária, terciária e/ou quaternária. A estrutura primária não é necessariamente quebrada pela desnaturação. O estado desnaturado está sempre correlacionado com a perda de função biológia." (DEVLIN, 1998).
O objetivo da aula foi caracterizar a presença de proteína e ver como a mesma se comporta em diferentes meios, verificando sua precipitação com e sem desnaturação.
Material e métodos:
Durante a