Relatorio sobre proteinas
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Elas são formadas a partir da união de muitos aminoácidos, e possuem diversas funções nos mais diversos organismos.
A detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação.
Neste trabalho, identificaremos proteínas através da realização e observação de diversos experimentos simples com a clara de ovo in natura.
2. OBJETIVOS
* Caracterizar a presença de proteínas em material biológico; * Demonstrar as reações de coloração para proteínas; * Verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação; * Relacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais, estrutura e isolamento de proteínas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais utilizados 1) 9 Tubos de ensaio; 2) 1 pêra automática; 3) 2 Béqueres de 50 ml; 4) Espátula; 5) Conta gotas de 3 ml; 6) Bastão de vidro; 7) Chapa; 8) Piceta.
3.2 Reagentes utilizados 1) Solução de proteínas 10%; 2) Solução de ninhidrina 0,1%; 3) Hidróxido de sódio 2,5 mol/L; 4) Solução de sulfato de cobre a 1%; 5) Ácido tricloroacético (TCA) a 10% v/v; 6) Acetato de chumbo a 5% p/v; 7) Álcool etílico absoluto; 8) Clara de ovo “in natura”; 9) Cloreto de sódio 1mol/L; 10) Solução saturada de sulfato de amônio 76,6g% p/v 11) Água destilada.
3.3 Procedimento