Relatório sobre proteínas do leite
Observar a quantidade das proteínas (caseína e albumina) em três tipos de leite diferentes ( em pó, integral, desnatado).
Introdução O leite é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, importantes para o organismo em, especial, para o crescimento da criança. O tratamento térmico do leite causa desnaturação das proteínas, que não implica necessariamente diminuição da digestibilidade nem a diminuição do seu valor biológico. As proteínas do leite são de fácil digestão e de elevado valor biológico — contêm os aminoácidos essenciais em quantidade e proporção adequadas. Daí sua importância na alimentação, principalmente na fase de crescimento, pois é possível obter do leite boa parte das necessidades diárias de proteínas. As principais proteínas do leite são a caseína, a globulina e a albumina. Os cinco tipos de caseínas (fosfoproteínas) representam 80% das proteínas do leite, o restante é constituído pela globulina e albumina com 16% e 4% do total das proteínas respectivamente. As proteínas são moléculas estruturalmente ordenadas e qualquer alteração nessa conformação leva à desnaturação. As principais causas são: calor, adição de ácidos ou bases, radiações ultravioleta, luz ou ação mecânica.A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, a proteína perca sua atividade biológica característica.
Quando as proteínas sofrem desnaturação não ocorre rompimento de ligações covalentes do esqueleto da cadeia polipeptídica, preservando a seqüência de aminoácidos características da proteína.
Materiais e Reagentes
100ml de diferentes tipos de leite ( integral, desnatado e em pó )
Vinagre
Conta-gotas
4 pedaços de pano fino de aproximadamente 20 cm x 20 cm
Microondas
Termômetro
3 beckers de 250ml
3 vidros de relógio
3 beckers de 100ml
Metodologia, Observações, Resultados, Discussão e Conclusão