Empreendedorismo
As principais diferenças citadas por diversos autores são os métodos operacionais dos gerentes e empreendedores, alguns pontos comuns também são citados.
Os gerentes trabalham dentro de estruturas previamente definidas por outros, buscando seus objetivos através do uso efetivo dos recursos. Já os empreendedores estabelecem seus processos de trabalho resultando de uma visão diferenciada do meio onde não apenas definem situações, mas também imaginam visões sobre o que desejam alcançar, identificam os recursos para torná-los realidade, definem tarefas e funções e quase sempre como serão executadas.
Baseado nas diferenças apresentadas pelos dois grupos e nas atividades conceituais são necessários métodos de educacionais e de treinamentos diferentes. Sendo assim levantados dois conceitos complementares: know – how e autoconhecimento que se manifestam de formas diferentes em gerentes e empreendedores. No que se refere a autoconhecimento, muitos autores defendem a adaptação dos gerentes e insistência dos empreendedores. Quanto a know- how, a área gerencial deve ser mais racional, já os empreendedores devem ter uma abordagem imaginativa e definir sua própria estrutura de trabalho.
Os programas educacionais devem permitir que seus participantes sintam se a vontade, preparados para desempenhar seu novo papel. Para o empreendedor o foco deve ser no desenvolvimento do conceito de si, focando na autonomia, autoconfiança, determinação, criatividade, liderança dentre outros fatores, e ainda na aquisição de know- how. Tais programas devem manter o padrão não se deixando perder pelas técnicas de gerenciamentos