Gerenciamento inteligente de estoques, utilizando tecnicas de machine learning
Marcelo Valverde1
Hicaro Ferreira de Assis2
Centro Universitário Central Paulista - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 – CEP 13563-470, São Carlos – SP, Brasil.
1mv0802@yahoo.com.br, 2hicarofessis@hotmail.com
Abstract: This article describes an intelligent system modeling applied to inventory management. The proposal is based on the inventory management of a pharmacy chain with 17 outlets, but can be applied to any network of retailers that fit the same reality. The system performs an analysis of various input information using machine learning techniques, giving as output a proposed reallocation of stocks and suggest a more efficient purchasing.
Resumo: Este artigo descreve uma modelagem de sistema inteligente aplicado à gestão de estoques. A proposta está baseada na gestão dos estoques de uma rede de farmácias com 17 pontos de venda, porém pode ser aplicado em qualquer rede de comércio varejista que se adéqüem a mesma realidade.
O sistema faz uma análise de diversas informações de entrada, utilizando técnicas de machine learning, dando como saída uma proposta de realocação de estoques e uma sugestão de compra mais eficiente.
1 INTRODUÇÃO
Um gerenciamento eficiente de estoque pode ser fator decisivo no diferencial competitivo de uma empresa, sobretudo no varejo farmacêutico, onde a variedade de itens dificulta bastante o controle dos estoques.
Os sistemas ERP’s tradicionais estão cada vez mais eficientes no processamento dos dados e na geração de relatórios que dão suporte a tomada de decisão. Porém, para o usuário buscar essas informações, interpretá-las e tomar decisões torna-se humanamente impossível quando se trata de gerenciar um mix de mais de 13500 itens com diferentes categorias e particularidades.
Com os recursos tradicionais, o comprador faz as negociações comerciais e diariamente gera pedidos de reposição de acordo com o histórico de