Processos gerenciais
Embora pareça ser apenas um simples desenho, o filme a fuga das galinhas tem um conteúdo a nos passar.
O filme mostra todo o empenho de um grupo de galinhas para fugir do sistema que atua no galinheiro, tentando por diversas vezes vencer as cercas e o segurança que utiliza cães na fiscalização da granja. Ele mostra um verdadeiro esquema de presídio. Derrotar a guarda e escapar da pena (morrer se não produzir ovos) são presenças constantes na história.
As galinhas são persistentes, apesar de muitos fracassos nos seus planos de fuga, há pontos importantes que são mostrados: a perseverança (não desistir da ideia de liberdade, sonhos, projetos), o condicionamento (algumas galinhas não queriam arriscar, pois estavam conformadas com a condição de inferioridade) a subestimação da inteligência (a dona da granja em relação à organização das galinhas). Outro fator que chamou atenção foi à liderança da galinha Ginger, que prestava atenção em todos os detalhes e buscava ajudar a todos de várias maneiras.
Antes da ideia da construção do avião elas utilizaram vários métodos para tentar fugir, sem obter sucesso, pois elas não tinham ainda a noção que sem um trabalho planejado não se alcança sucesso, os objetivos devem ser comuns para alcance das metas (Organização, espírito de equipe), a ideia do sucesso depende de trabalho (metas alcançadas) e sonhos (conquista dos objetivos).
Nesta obra é possível destacar valores humanos e hábitos importantes para a convivência, como solidariedade, planejamento e aceitação das diferenças, além da luta pela liberdade e a engenhosidade daqueles que estão envolvidos.
Enfim, podemos concluir que o filme a fuga das galinhas tem um conteúdo a nos passar, porque muitas vezes nós nos assemelhamos às galinhas e vivemos acomodados diante da realidade e daquilo que o senso comum nos apresenta, ou seja, o mundo das respostas prontas, do comodismo é a nossa granja, cercada de preconceitos e de aparências, que