Proteção radiologica
Superior de Tecnologia em Radiologia
ROBSON BONIFÁCIO
RADIOPROTEÇÃO EM LEITOS DE UTI
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA
Curitiba – PR
2012
ROBSON BONIFÁCIO
RADIOPROTEÇÃO EM LEITOS DE UTI
Projeto para Conclusão de Curso apresentado na
Disciplina de Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Radiologia
Orientador Prof. Walmor Cardoso Godoi
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA
Curitiba – PR
2012
1. INTRODUÇÃO
O uso do aparelho móvel de raios X para fins de diagnóstico médico em hospitais é muito comum para realizar diversos tipos de exames, sendo o raios X de Tórax para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) um dos mais solicitados.
Para os profissionais que atuam na área de radiologia médica é fundamental ter o pleno conhecimento sobre radioproteção, pois nas UTI’s além da equipe técnica envolvida, os outros que estão nesse ambiente também ficam expostos a radiação espalhada.
A radioproteção é uma área dedicada exclusivamente à proteção dos indivíduos contra possíveis efeitos indesejados provenientes da utilização de radiações ionizantes, seja na área médica ou industrial. A Comissão Internacional de Proteção Radiológica (InternationalCommissiononRadiologicalProtection -ICRP), fundada em 1928, tem como objetivo principal fornecer um nível apropriado de proteção para o homem sem prejudicar os benefícios provenientes das práticas que utilizam radiação ionizante.
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Nas UTI’s a superlotação é constante e não é possível remover os pacientes para a realização dos exames radiológicos, outro agravante é a baixa qualidade da imagem gerada, que aumenta a necessidade de repetição dos exames.
Neste caso, é necessário garantir a qualidade dos serviços de radiodiagnóstico prestados a população e assegurar os requisitos mínimos de proteção para os pacientes, os profissionais da área e ao público em geral.
A dose de