Proteção intelectual
ANGELO NEIVA CARVALHAES
Centro Universitário da Bahia – Estácio - FIB
Salvador - Bahia
PESQUISA À PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Este trabalho é uma avaliação parcial da disciplina: Inovação Tecnológica, lecionado pelo professor Laerton Lima do Centro Universitário Estácio da Bahia elaborado pelo aluno:
Angelo Carvalhaes
Salvador
Abril de 2011.
RESUMO O ser humano, desde o início dos tempos, é dotado de enorme criatividade. Para melhorar sua sobrevivência, inventou artefatos que lhe auxiliassem no dia a dia e artigos e produtos que lhe proporcionassem conforto, conveniência e praticidade. A criatividade, como sendo um dos adjetivos mais importantes para o desenvolvimento de qualquer coisa, deve ser a principal característica do inventor, pois aquele que se propõe a criar precisa ser dotado de uma grande capacidade em reconhecer a oportunidade de melhorar um produto já existente ou a criação de algo novo que deve ser usual e aceito pela humanidade. Os conhecimentos teóricos ou tácitos do inventor, para que algo criado seja reconhecido e protegido não são necessários, porém admitir esta criação como novo e impedir que outros se tornem indevidamente reconhecidos por este grande feito estão entre as dificuldades em se criar. Assim, a proteção a propriedade intelectual garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Palavras chave: criatividade, conhecimentos, produção, propriedade intelectual.
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO .....................................................................................................5 2.0 CRIAÇÃO – PATENTE x MODELO DE UTILIDADE...........................................6 3.0 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO PEDIDO..............................................7 3.1 ROTEIRO DE