proteçao social
Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
PROGRAMA DE DISCIPLINA
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
DICIPLINA: Sistema de Proteção Social no Brasil e na América Latina
CARGA HORÁRIA: 60 horas (04 créditos)
SEMESTRE: 1o 2012
PROFESSORA: Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva
Participação Especial:
Profa. Dra. Laura Tavares Ribeiro Soares
Profa. Dra. Sílvia Gabriela Fernándes Soto
2. EMENTA:
Os condicionantes de ordem econômica e política na emergência e desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas. Os Sistemas de Proteção Social do Terceiro Mundo, o caso da América Latina. As Políticas Sociais no contexto do desenvolvimento do Estado brasileiro; seus principais marcos históricos: populismo, ditadura militar, nova república e conjuntura atual. Corporativismo e clientelismo na formação da política social brasileira. A ação dos movimentos sociais no processo de definição de políticas sociais. A Seguridade Social no Brasil: Política de Assistência Social, Previdência Social e Política de Saúde.
3. OBJETIVOS DA DISCIPLINA
3.1 Objetivo Geral
Compreender as origens e o processo de desenvolvimento das Políticas Sociais nos países capitalistas, suas especificidades e expressões no contexto dos países desenvolvidos e dos países do Terceiro Mundo, com destaque à Proteção Social no Brasil e em países selecionados da América Latina.
3.2 Objetivos Específicos a) Compreender as determinações sócio-históricas, políticas e econômicas que modelam as expressões concretas do Welfare State dos países de capitalismo avançado, bem como os padrões clássicos de Welfare State nesses países.
b) Compreender as determinações de ordem sócio-históricas, políticas e econômicas dos Sistemas de Proteção Social da América Latina e do Brasil.
d) Configurar o padrão e aatualidade do