proteinuria
O melhor meio de se fazer a coleta é escolher um horário da manhã em que o paciente acorde e orientá-lo para que se despreze a primeira urina, por exemplo, se o paciente acorda às 8h da manhã e vai ao banheiro significa que esta urina deve ser desprezada porque sua bexiga deve ser esvaziada a fim de se começar a coleta. Toda gota de urina deve ser coletada, ou seja, se o paciente for evacuar deve ser orientado a não urinar, se for tomar banho não pode urinar etc.
O recipiente deve ser armazenado em temperatura ambiente ou em geladeira após a coleta este pode permanecer até 48h em temperatura ambiente, porém quanto mais cedo este for levado ao laboratório melhor.
A fim de se descobrir se há proteína na urina realiza-se a eletroforese de proteínas. Quando encontrada proteína na urina é realizada a eletroforese de alta resolução capaz de separar 95% da massa de proteínas totais. As proteínas são separadas de acordo com suas respectivas cargas elétricas em gel de agarose especifico.
Conclusão
Conclui-se que sempre que um médico estiver suspeitando que seu paciente está com algum problema renal, ele dentre outros exames provavelmente pedirá o exame de proteinuria onde é observado na urina se há proteína fator este que indica possíveis problemas renais.
A forma de coleta de urina para o exame deve ser muito bem explicada ao paciente para que não haja erro no resultado final.
No laboratório o profissional usará a eletroforese para se detectar