A Dimensão Espiritual no trabalho
A Dimensão Espiritual no trabalho: A quarta dimensão da experiência humana é a espiritual, a parte de nossa natureza que luta por unidade ou conexão definitiva. É também a base de excelência organizacional e empreendedora. O Ser Humano tem quatro necessidades universais do espirito que são ao mesmo tempo profundas e simples. São elas:
1ª Singularidade como individuo; 2ª União com algo maior do que o eu; 3ªUtilidade aos outros e 4ª Compreensão de nossas vidas e do trabalho.
Singularidade: Todo ser humano possui necessidade de se sentir único e independente no sentido de se destacar em suas competências e ser reconhecido por isso. Com a singularidade reconhecida o ser consegue se sentir integrado ao “grupo” como membro fundamental e útil do mesmo. É necessário reconhecer e aceitar a singularidade de nossos associados, compreender as diferenças entre suas competências e habilidades é a chave para ter um trabalho eficiente e inovador em cooperação. Deve se aproveitar de suas experiências e trajetória de vida única para buscar a singularidade diária aproveitando ao máximo de suas oportunidades. O preço de se ignorar a singularidade é caro! Indivíduos que não tem sua singularidade reconhecida tendem a busca-la de forma negativa, o que é totalmente prejudicial e ineficiente.
A necessidade de união: A segunda necessidade universal do espirito humano. É a necessidade de se sentir parte de uma união maior do que nos mesmo, isso pode parecer oposto à singularidade, mas não é. Todos precisamos sentir que pertencemos a algo. A individualidade não pode ser vista como contraria ao trabalho em equipe, pois a livre iniciativa e o pensamento criativo individual focado na melhoria do grupo. Alias a individualidade é uma maneira de se buscar a singularidade necessária para se considerar digno de fazer parte do grupo. A unidade e diversidade; As equipes claramente se beneficiam de membros parecidos pela capacidade deles se entrosarem e se sentirem envolvidos. Porem