O que é behaviorismo
Por Joézer Herrerias Valvassori
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo trazer uma breve explanação sobre o Behaviorismo, seus principais conceitos e postulados, bem como seu surgimento e desenvolvimento.
1 O SURGIMENTO DO BEHAVIORISMO
O termo “behaviorismo” foi utilizado pela primeira vez em 1913 pelo norte-americano John B. Watson (1878-1959), em um artigo cujo título era: “Psciologia: como os behavioristas a veem”. Como o termo vem da palavra inglesa behavior, que pode ser traduzida por comportamento, além de Behaviorismo, essa tendência é também conhecida como Comportamentalismo, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento e Teoria Comportamental.
Desde o início, essa tendência procurou aproximar-se de propostas explicativas dos termos psicológicos, observando critérios de objetividade, o que foi muito importante para que a Psicologia pudesse ter o status de ciência, e não apenas de filosofia. Para Watson, que realizou diversos experimentos com animais, o objeto de estudo da Psicologia deveria ser o comportamento estritamente observável, e este seria a única fonte confiável de dados sobre as pessoas, ou seja, o critério ideal para conclusões verdadeiramente científicas.
2 O DESENVOLVIMENTO DO BEHAVIORISMO
Com o passar do tempo, o sentido do termo “comportamento” foi ampliado pelos behavioristas, sendo compreendido não apenas como a ação isolada de um sujeito, mas como a interação entre o que o sujeito faz e o ambiente em que ele se encontra. Desta forma, pode-se dizer que o Behaviorismo estuda as interações entre o indivíduo e o ambiente, ou entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente (estímulos).
Depois de Watson, o Behaviorismo deve muito a B. F. Skinner (1904-1990), que desenvolveu a corrente do comportamento operante, e teve grande influência na Psicologia dos