mineração no brasil
A busca por minerais no Brasil teve início no século XVII, mas somente no século XVIII iniciou-se a extração.A mineração tinha como base o ouro, principalmente o denominado ouro de aluvião, pois, este não necessitava métodos avançados de prospecção e era de fácil extração.
Mineração atual
A partir de 2000, o aumento da demanda por minerais, principalmente pelo elevado índice de crescimento mundial , impulsionou o valor da produção mineira brasileira, esse crescimento é impulsionado pelo processo de urbanização em países emergentes com expressivas áreas territoriais, alta densidade demográfica e alto PIB (Produto Interno Bruto), como os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), os quais, coincidentemente, são de grande importância para a mineração mundial.
O Brasil ocupa uma excelente posição entre os maiores exploradores de minérios do mundo. Essa conquista deu-se em razão do rico subsolo brasileiro e do crescimento da mineração moderna em nosso país nas últimas décadas.
Os principais minérios extraídos no brasil são: Tipo de minério
Produção anual beneficiada (em toneladas) – Valores conforme DNPM Características da produção
Ferro
Minério de ferro denominado hematita
318 milhões – 2º produtor mundial
É o minério mais explorado e também o mais exportado pelo Brasil. Suas jazidas estão concentradas, sobretudo no Quadrilátero Ferrífero, localizado em Minas Gerais, na serra dos Carajás, no Pará e no maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é extremamente importante, pois é a principal matéria prima para a produção do aço.
Bauxita
(alumínio)
22 milhões - 2º produtor mundial
A principal jazida de bauxita encontra-se na serra do Oriximiná, no Pará. A bauxita é o minério do qual se extrai o alumínio, muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, materiais elétricos e também na construção civil, em razão de ser um material inoxidável.
Manganês
3 milhões - 1º produtor mundial
As principais jazidas de