A existência autêntica: uma busca na dimensão espiritual do ser humano segundo viktor frankl
A EXISTÊNCIA AUTÊNTICA: UMA BUSCA NA DIMENSÃO ESPIRITUAL SEGUNDO VIKTOR FRANKL
BRUSQUE 2011
MARCOS VINICIUS DA COSTA MEIRELES
A EXISTÊNCIA AUTÊNTICA: UMA BUSCA NA DIMENSÃO ESPIRITUAL SEGUNDO VIKTOR FRANKL
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz.
Orientadora: Dittrich.
Dra.
Maria
Glória
BRUSQUE 2011
“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais, agente levanta, a gente sabe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (Guimarães Rosa) “Sem o trabalho, as coisas úteis e agradáveis, ou não existiriam ou não serviriam” (Pe. Dehon) “Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada devemos transformar a nós mesmos” (Viktor E. Frankl)
À minha mãe, Maria Aparecida Costa. À minha irmã Gislene Meireles (in memoriam). E a todas as pessoas que buscam por um sentido em seu existir, a fim de se tornarem autênticas.
AGRADECIMENTOS
Tendo chegado ao final de meu curso de Filosofia, é o momento de olhar para trás e perceber a caminhada até aqui, pois, como diz o saudoso Frankl: “Ter sido é a maneira mais segura de ser”. Apresento, neste trabalho monográfico, meus agradecimentos a quem, direta ou indiretamente, contribuiu significativamente para que eu pudesse concluir o curso. Agradeço primeiramente ao Deus Uno e Trino, que se manifesta em profundidade no meu ser, fazendo da minha uma vida de sentido. Ao Sacratíssimo Coração de Jesus, que sempre está de braços abertos a me acolher, e que, mesmo nas minhas limitações, me impulsiona a ser melhor. In te Cor Iesu speravi, non confundar in aeternum! À virgem Maria, em sua Imaculada Conceição, por seu testemunho de autenticidade e sim à vida,