Viktor E Frankl Conceitos Basicos De Logoterapia
Conceitos Básicos de
Logoterapia
Mens Sana
Publicações Eletrônicas
Para Ler e Pensar
Viktor E. Frankl
Conceitos Básicos de Logoterapia
Texto original: “Basic Concepts of Logotherapy”
Tradução de: Walter O. Schlupp
Transcrição e Reprodução Eletrônica:
Luiz Edgar de Carvalho
© Logotipo criado por Ricardo Ferreira de Carvalho
Mens Sana
Publicações Eletrônicas
Para Ler e Pensar
Março, 2011
Prefácio
LOGOTERAPIA: O HOMEM EM BUSCA DE SENTIDO
Por que existo? A vida tem sentido? Vale a pena sofrer? Por que aceitar uma doença incurável, se não há remédio para a morte? Há motivos para eu viver?
Quem não se surpreende, inúmeras vezes, fazendo-se esse tipo de pergunta, diante de uma situação difícil ou de um sofrimento muito grande? E por tratar-se de questões fundamentais ao ser humano, as respostas a tais indagações precisam ser significativas, uma vez que delas dependem a vida e a felicidade do homem.
Algum tempo atrás alguém já se questionou a esse respeito, em situações nada parecidas com as nossas, procurando respostas à angústia que o dominava.
Foi Viktor Frankl, um médico psiquiatra vienense, de raízes judaicas, quando se encontrava nos campos de concentração de Auschwitz condenado à morte, com milhares de companheiros. Em meio a intenso sofrimento e degradação, teve a sensibilidade de perceber que muitos colegas de infortúnio dirigiam-se para o forno crematório de cabeça erguida; outros, embora proibidos de se locomover, dedicavam-se a confortar os mais atingidos pelas privações. Ele próprio, em vista de tais exemplos, dedicou-se aos doentes tifóides, a fim de dar um sentido à própria morte, refletindo, dentro de si, que algo muito forte impelia, interiormente, aqueles que não abdicavam do exercício da própria Liberdade, mesmo num campo de concentração.
Tendo por berço esse cenário e como motivação às interrogações profundas sobre o sentido da vida, nasceu a logoterapia, uma nova teoria psicológica que vem revolucionando as proposições de