Protecao Social Especial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O conceito da “Construção da Política de Assistência Social e as Funções da Proteção Social Especial, têm sido analisado através dos anos e ainda hoje muito se discute a cerca desse assunto. A Política Nacional de Assistência Social ora aprovada expressa exatamente a materialidade do conceito da Assistência Social como um pilar do Sistema Social. Cabe relembrar os avanços conquistados pela sociedade brasileira na construção da política de assistência social, decorrência de seu reconhecimento como direito do cidadão e de responsabilidade do Estado.
A última década significou a ampliação do reconhecimento pelo Estado, no esteio da luta da sociedade brasileira, dos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Hoje o Benefício de Prestação continuada BPC, caminha para a sua universalização, com impostos relevantes na redução da pobreza no país. Observa-se um crescimento progressivo dos gastos públicos, nas três esferas de governo no campo da assistência social.
O Serviço Social vem registrando, nas últimas décadas, um desenvolvimento significativo de conhecimentos e sistematização de seu corpo teórico-metodológico, ampliando suas atividades de ensino e pesquisa, como também em planejamento e execução de políticas sociais em instituições públicas e privadas.
Com a crescente preocupação das políticas públicas em desenvolver ações com centralidade na família, o profissional de Serviço Social, tradicionalmente engajado nessas questões, vê-se instado a contribuir, de forma, mais decisiva no trabalho junto à família, associando à compreensão das questões sociais e a análise da política social, como resultado da relação entre Estado e Sociedade. Para analisar a Política de Assistência Social é fundamenta investigar a sua